terça-feira, 27 de setembro de 2011

Calciopoli: Ligação que Moggi diz mudar a história do Calciopoli é revelada



Na tarde de ontem, foi revelada pela defesa de Moggi, a ligação descoberta a alguns dias atrás, que ele afirmou que vai mudar a rumo do Calciopoli. Este telefonema ocorreu no dia 28 de Novembro de 2004 e antecedia um jogo entre Internazionale x Juventus. A conversa é entre Paolo Bergamo, ex-designador de árbitros e Franco Carraro, presidente da FIGC da época.

Confira a conversa:

Carraro: “Alô?”
Bergamo: “Sim doutor, boa noite, sou Bergamo. Me fale …”.
Carraro: “Como estás?”.
Bergamo: “Bem, e você?”.
Carraro: “Bem. Quem vai apitar a.... Juventus ….”.
Bergamo: “Rodomonti. Inter-Juventus... Tivemos um sorteio com cinco candidatos: Collina, Bertini, Rodomonti, Farina e… o quinto era… de qualquer forma foi sorteado Rodomonti”.
Carraro: “Por favor, que não ajude a Juventus, pelo amor de Deus... É um jogo muito delicado em um momento delicado da Lega, etc... Pelo amor de Deus, que não ajude a Juventus. Faça um jogo honesto, per favor, mas que não cometa erros em favor da Juventus, por favor...”
Bergamo: “Não, não. Eu, ainda não falei com ele porque terminei a reunião com alguns árbitros há cinco minutos atrás. Mas fique tranquilo que amanhã falo com ele... amanhã cedo quando treinará, assim lembrará bem”.
Carraro: “Tem que ser rápido, deve apitar corretamente, mas que não faça erros, pelo amor de Deus, em favor da Juventus porque senão será um desastre”.
Bergamo: “Sim”.
Carraro: “Está bom?”
Bergamo: “De qualquer forma ele não apita a Juventus há muito tempo. Colocamos ele no sorteio porque faz dois, três anos, não… isso, foi um daqueles que ficou longe...”.
Carraro: “Mas, olhe, não me interessa, no sentido que, quero dizer...”
Bergamo: “Sim, sim, è amanhã que conta”
Carraro: “Quero dizer, se fosse Collina, mesmo se errasse, ninguém diria nada, mas... Rodomonti, se errar em favor da Juventus, acontece o fim do mundo. E depois… o jogo acontece domingo a noite; segunda-feira temos as eleições da Lega Cálcio. Isso seria um desastre, entendeu ?
Bergamo: “Vai ser uma minha preocupação falar com ele amanhã, doutor”.
Carraro: “Está bem, obrigado. Até logo”.
Bergamo: “Bem, até”.

Como prometido à Carraro, não no dia 27, mas no dia 28, Bergamo conversa com Rodomonti sobre o jogo Inter-Juventus.

Bergamo: “Estas preparando bem o jogo?” 
Rodomonti: “Sim, sim, sim.” 
Bergamo: “Viu alguma coisa enquanto estava descansando”? 
Rodomonti: “Não, vi quase nada…”
Bergamo: “Mas, por favor… Você se esforçou muito pra chegar lá... Para voltar, eu espero, acredito eu, que você não se equivoque em nada”. 
Rodomonti: “Me faz imensamente prazer o que você disse, porque é a verdade”
Bergamo: “Além disso tem uma diferença de 15 pontos entre os dois times, entendeu? Então se prepare psicologicamente também” 
Rodomonti: “OK, tranquilo…” 
Bergamo: “Não deixe o que se discuta o que você passou, mas faz o teu jogo e, se quiser a minha opinião, nesse momento, se tiver uma dúvida, pensa em quem está pior classificado (Inter) em vez de quem está na frente (Juve). Me dê razão (por ter escolhido para o sorteio do árbitro do jogo).” 
Rodomonti: “OK, está bom, palavra de honra, está bom, fique tranquilo” 
Bergamo: “É uma coisa que fica entre eu e você... Chegar até em cima foi cansativo e voltar pra baixo seria estúpido. Seja inteligente!” 
Rodomonti: “Perfeito, entendi tudo!”
Bergamo: “Espero que isto fique entre eu e você” 
Rodomonti: “Tranquilo... Não, não, tranquilo, eu não falo nunca com os outros sobre mim” 
Bergamo: “Eu conto com isso, porque essa é tua escolha e nesse momento você tem que pensar em você mesmo”. 


O resultado da partida foi 2x2, com gols de Nedved e Ibrahimovic (pênalti) para a Juventus e Vieri e Adriano para a Inter.

Confira os melhores momentos do jogo:

Um comentário:

  1. 29 italianos.a inveja faz com que aconteça isso!um time daquele com cannavaro e thuram na zaga vieira e emerson mais camoranesi no auge e nedved,ibra e trezegol fazendo gol de tudo que é jeito,como pode um time desse nao merecer ser campeão.

    ResponderExcluir